Clique no player acima para ouvir
AFEGANISTÃO: Os Talibãs estão a desenvolver estações de rádio de ondas médias em todas as províncias fronteiriças do Afeganistão para "parar a propaganda dos inimigos", noticiou o canal privado Tolo News TV no X em 9 de abril.
Diretor da RTA, rádio estatal controlada pelos Talibã, Rádio Televisão Afeganistão, Mohammad Yousaf Ahmadi, disse que as estações serão ativadas uma após a outra, dentro de um curto período de tempo...
O diretor RTA anunciou durante a cerimônia de inauguração da nova estação de rádio AM Voz da Sharia (Shariat Ghag) no sul da província de Kandahar.
A decisão surge em meio às crescentes restrições dos meios de comunicação por parte dos talibãs desde que o grupo voltou ao poder.
Os Talibãs já estão usando transmissores instalados pelos EUA!
Em 2002, as autoridades afegãs da época assinaram um acordo para o uso de um transmissor de onda média de 400 Kw, operando em 1296 kHz, colonializado na instalação de transmissão de rádio TV Afeganistão ao lado da Prisão Pol-e Charkhi perto de Cabul.
Os Estados Unidos restauraram este centro transmissor, que havia bombardeado 11 anos antes. Além do transmissor para rádios USAGM, foi instalado um novo transmissor de ondas de 400 quilowatts em 1107 kHz para rádio nacional.
O acordo foi alterado em 2006: o Afeganistão também concedeu aos Estados Unidos o direito de construir, instalar e operar uma instalação média de transmissão de rádio de 200 kW e o direito exclusivo de utilizar 621 kHz.
A instalação de ondas médias de 200 kW da Khost começou a ser implantada operacional em março de 2010 nas áreas de língua Pashtun no leste do Afeganistão, a poucos quilómetros da fronteira com o Paquistão.
Obrigado ao Mauno Ritola por esta informação recebida da BBC Monitoring.
RÚSSIA - ONDA CURTA: Desde 10 de abril, o ramo oriental da RTRS, operador federal de radiodifusão, vem testando ondas curtas em 7.465 kHz e 12.160 kHz. O programa escolhido para o teste é "Vesti FM".
A restauração da radiodifusão de ondas curtas deverá abranger toda a população da Região Autónoma de Tchoukotka, incluindo geólogos, mineiros, agricultores de renas e caçadores.
O Centro Regional do Extremo Oriente da Rede Russa de Radiodifusão e Televisão já havia se aventurado na transmissão digital de ondas curtas. Os primeiros experimentos foram realizados em simulcast em AM clássico e DRM digital a partir de 2020 a partir de uma estação SW perto de Komsomolsk-sur-Amour (100/250 kW)
Os novos testes em curso estão a ser transmitidos pela estação Mayak localizada na Transnístria, uma república separatista não reconhecida, entre a Moldávia e a Ucrânia. Este centro transmissor tinha sido comprado e restaurado pela RTRS.
Esta iniciativa foi tomada depois de descobrir que a emissora pública da Federação da Rússia não é capaz de fornecer uma boa cobertura com FM na Sibéria e em todo o território de Tchoukotka.
É também o caso da República de Sakha (Yakoutia), que se encontra na mesma situação e tem, no fundo de uma gaveta, um projeto para encomendar a antiga estação de rádio n.o 1 está localizada em Syrdakh, perto de Tulagino e da capital Iakoutsk (62°14'20"N 129°48'54") para transmitir em DRM.
Na Rússia, na região de Magadan, a radiodifusão FM na região de Magadan cobre apenas os territórios de certas colônias e, de acordo com a RTRS, 90 por cento não é coberta por um sinal de rádio.
Programas de ar curto transmitidos por um transmissor remoto devem permitir a cobertura económica de todo o Extremo Oriente da federação
De acordo com Andreï Molokof, o transmissor é um PKV500M com uma potência de 300 kW. Antena: azimute 15°. Ele lembra que a Rússia parou de transmitir programas em língua russa no formato federal em janeiro de 2014. Depois de 11 anos, seria só por alguns dias, que o programa russo volta a ser ouvido nos OCs. https://vk.com/public158109176